Tudo sobre alcoolismo



O alcoolismo vem a ser o consumo incontrolável e excessivo de bebidas alcoólicas, devido a dependência química que a bebida é capaz de gerar. Normalmente, o consumo de bebidas alcoólicas começa muito cedo, a pessoa experimenta e acha bonito exibir para os amigos o quanto ela é capaz de beber, porém a exibição pode resultar num futuro vício.

Muitas pessoas procuram na bebida um consolo, já que a sensação que o álcool proporciona é de bem estar. Alguns procuram na bebida uma socialização, já que na maioria dos casos a pessoa fica mais “solta” e “alegre” ao consumir bebida alcoólica.

O álcool pode causar inúmeros malefícios, como doenças no fígado, dor de cabeça, mal estar, entre outros, sendo o principal a dependência química. Pessoas que ficam dependentes do álcool normalmente acabam por ter problemas psicológicos, familiares e também problemas no trabalho, isto porque o individuo que tem o hábito de inserir bebidas alcoólicas não tem disposição, e normalmente não consegue cumprir horários.

A dependência em álcool é muito parecida como a dependência em drogas, já que a pessoa vive para beber e bebe para viver. Em alguns casos a dependência é tão grande, que a pessoa não consegue ficar um dia sequer sem beber, aí o único jeito de se livrar e curar o vício é buscando ajuda.

O mais famoso grupo de ajuda é os A.A. (alcoólicos anônimos), esta entidade tem a finalidade de ajudar pessoas com problemas com alcoolismo, que compartilham seus problemas buscando força nas outras pessoas com o mesmo vício.

Para se tornar membro dos alcoólicos anônimos basta que a pessoa tenha a vontade de parar de beber, e cada dia é uma vitória, já que ficar um dia sem beber é uma tarefa muito difícil para quem é dependente de bebida.

Assim, fica claro que a melhor forma de se evitar a dependência no álcool é evitando o consumo, pois é através dele que acontece a dependência, podendo ocasionar vários problemas físicos e psicológicos na vida da pessoa viciada em bebidas alcoólicas.