medicina popular- ciencias




Mesmo vendo que a medicina vem a cada dia mais evoluída e com um poder tecnológico muito grande ainda podemos encontrar muitas pessoas que ainda fazem com que o conhecimento e praticas populares possam ser ainda muito utilizadas, mostrando então uma grande credibilidade, isso pode ser por conta de que muitas vezes esses recursos podem vir a atender as necessidades e também expectativas da população. Se tratando de mães que tem bebes hoje, até mesmo as adolescentes fica muito claro que os cuidados populares podem ainda ser muito fortes na sociedade, onde vem sendo transmitidos e orientados pelas pessoas mais experientes no quesito vida, e assim muitas vezes sendo utilizados como a primeira escolha.



Mas vale lembrar também que em casos de intercorrências na saúde dos filhos, elas fizeram junção dos cuidados populares juntamente com o cuidado de profissionais, mesmo que em algumas situações elas nem procuraram o serviço de saúde e fizeram apenas o cuidado popular. Então vale muito a pena que os profissionais de saúde conheçam as crenças e praticas que os seus pacientes podem ter, onde muitas vezes eles devem aprofundar os seus conhecimento e assim fazer com que os cuidados de ambos possam interagir, e nunca deve esquecer que o contexto familiar sempre vem muito permeado de conhecimentos, valores e também crenças que podem fazer a parte do dia-a-dia, assim estabelecendo um relacionamento terapêutico entres os dois tipos de conhecimento.



Já fazendo uma breve analise no projeto “Farmácias-Vivas” deu para perceber que muitos dos conhecimentos populares de ervas, podem ser empregados na medicina. Onde com a junção da tecnologia que essa ciência hoje em dia possui, que no caso nem é tão avançada assim, faz com que as substancias benéficas para o organismo humano, fazendo com que tenha o tratamento de uma grande quantidade de patologias. Assim pode-se afirmar que a medicina popular e a ciência, são duas vertentes de conhecimento que devem caminha lado a lado, por conta de que uma é complementar a outra e que pode trazer ótimos resultados.