Câncer na tireóide atinge mais mulheres do que homens



Muitas pessoas se preocupam muito com a sua saúde, e isso não é errado, pois a saúde humana vem nos surpreendendo cada vez mais. O câncer é um problema de saúde que trás sempre muito desconforto e preocupação para qualquer pessoa. Na verdade o câncer é realmente uma doença muito perigosa e traiçoeira, pois ela age silenciosamente, e muitas pessoas só descobrem que estão com o câncer muito tempo depois do seu inicio e isso acaba tornando a doença mais perigosa e mais avançada.

O câncer de tireóide, é um câncer que vem preocupando cada vez mais as pessoas, principalmente as mulheres, já que as mulheres são muito mais afetadas pelo câncer do que os homens. Saiba que o câncer na tireóide é considerado o quinto em freqüência de desenvolvimento nas mulheres, e segundo informações do INCA ele continuara obtendo essa colocação durante o ano de 2012. A freqüência com esse câncer vem atingindo as mulheres esta se tornando cada vez mais alarmante e preocupante, pois ele é realmente muito perigoso.

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, entre os anos de 1973 e 2001 a sua ocorrência saltou de apenas 3 casos para 7 casos a cada 100 mil habitantes. Estudos confirmaram que de todos os tipos de câncer, no Brasil o câncer de tireóide equivale a 5%. Essa pesquisa comprovou que é realmente indispensável as visitas regulares ao medico, e principalmente os exames que constatam o câncer na tireóide. Uma estimativa afirma que cerca de 40% das mulheres que ainda irão desenvolver o câncer na tireóide já possuem

um tipo de nódulo na mesma, que alteram o tamanho durante o ciclo menstrual ou no período de gestação. Afirma-se que a incidência para São Paulo é de 25 casos a cada 100 mil habitantes, sendo que apenas 4 homens fazem parte desses 25 casos. Muitos paises adotaram a medida de adicionar iodo ao sal de cozinha, o que praticamente anulou a incidência do câncer de tireóide do tipo folicular. Nos últimos dias o carcinoma de tireóide vem ganhando destaque na mídia, já que a atual presidenta da Argentina, Cristina Kirchner é uma das mais novas vitimas da doença, só que o dela é o carcinoma papilifero.

O principal causador do câncer de tireóide é a exposição a radioatividade, isso se comprova com estudos realizados com pessoas que sobreviveram a acidentes nucleares, e os resultados foram claros. Ou seja, profissionais como operadores de raio-x devem tomar os cuidados necessários para não se expor muito a radioatividade. Os sintomas são nódulos no pescoço, na região da tireóide, eles não doem e tendem a crescer de forma lenta, mas progressiva. Pode ocorrer rouquidão e dificuldade para deglutir. A pessoa mesma pode fazer o auto exame e localizar os nódulos, sempre peça ao seu medico que realize exames para detectar a mesma.