Conheça a Hepatite A
É uma hepatite infecciosa causada pelo vírus da hepatite A. Altamente contagiosa, esta hepatite é transmitida somente via fecal oral, ou seja, só contrai hepatite A as pessoas que ingerem alimentos ou bebidas contaminadas pelo vírus. Os primeiros sintomas levam tempo para aparecer, mais precisamente, aparecem somente após os 30 primeiros dias após a infecção. A Hepatite A acaba sendo mais comum em locais onde há dificuldade ou inexistência completa de saneamento básico. Uma vez que a pessoa contrai esta doença, seu organismo cria uma imunidade permanente, ou seja, ela não contrairá por mais de uma vez a Hepatite A. Uma observação que vale a pena ressaltar é que seu contágio por via de agulhas ou sangue é rara.
Os sintomas da Hepatite A são: febre baixa, fadiga, sensação de mal estar, perca parcial ou total do apetite, sensação de desconforto estomacal, náuseas e também vômito. Esta doença é conhecida também como “hepatite do viajante”, pois, é comum pessoas que viajam muito acabar contraindo esta hepatite em locais onde não há uma higiene muito grande com os alimentos.
Evitar a Hepatite A: Para evitar a Hepatite A é muito simples, basta tomar o máximo de cuidado com aquilo que se come, principalmente em locais abertos, além de beber sempre água potável e de preferencia engarrafada, pois, já é uma segurança a mais, além também de receber a vacinação contra esta hepatite.
O contágio da Hepatite A dá-se através das fezes humanas, ou seja, um vírus encontrado nas fezes que ao contaminar algum alimento ou a água, acaba transmitindo a doença para as pessoas. Ostras, mariscos e mexilhões criados em viveiros onde a água é misturada com o esgoto, têm a capacidade de concentrar este vírus e são um frequente transmissor da Hepatite A.
É muito importante as pessoas se conscientizarem a respeito da Hepatite A, uma vez que esta doença pode trazer complicações seríssimas para a saúde de quem a contraiu, assim então nunca é demais tomar todos os cuidados com os alimentos e também com a água que se bebe por aí, principalmente, como já dito anteriormente, em cidades que você não conhece como funciona determinado estabelecimento, e comer alimentos prontos na rua é considerado um alto risco, portanto prevenção é o melhor remédio.