Festas temáticas
Fazer uma festa temática é algo que exige bastante trabalho e também bastante dedicação, uma vez que deve-se escolher o tema e então imaginar uma decoração que condiga com o que foi escolhido, além de ter o trabalho de bolar um cardápio especial baseado no tema de sua festa, para isso é sempre bom contar com o auxílio e a ajuda de pessoas que entendam do assunto, assim você certamente terá mais sucesso em sua festa. Uma das maiores dicas é prestar sempre atenção nos mínimos detalhes, pois, cada detalhe é importante para um bom evento.
Existem diversos temas que podem se tornar uma festa, principalmente alguns dos mais conhecidos, como festa do Havaí, festas juninas, festas à fantasia, festa dos anos 60, e diversas outras que encontramos Brasil à dentro. Embora a festa junina aconteça somente uma vez por ano, isto não a faz deixar de ser uma festa temática, uma vez que envolve todo uma alimentação especial, roupas especiais, músicas especiais, ou seja, é uma festa centrada em torno de um tema.
As festas à fantasia também são conhecidas em nosso país, onde vemos sempre diversas pessoas que querem sempre caprichar em suas fantasias para arrasar nas festas, levando muita gente à este tipo de evento, pois, além de ser um ambiente totalmente diferente de festas convencionais, trás também a criatividade e um outro lado das pessoas para a festa. Lembrando que é muito importante também dar atenção especial aos comes e bebes.
Algumas cidades possuem também festas temáticas tradicionais, como algumas cidades do interior de São Paulo que fazem a festa do milho, a Oktuber Fest que ocorre anualmente em Blumenau, atraindo uma grande quantidade de turistas para a cidade, as festas do peão que é também bastante forte no interior de São Paulo, além de outras festas menos conhecidas.
Não podemos esquecer de incluir nesta lista de festas temáticas os aniversário, principalmente os infantis, onde, todo ambiente é decorado por personagens de desenho animado de acordo com o gosto da criança, isto torna a festa também temática, devido ao fato dos detalhes se basearem na decoração inicial.