Direitos do Consumidor - Onde Encontrar


Todo consumidor tem direitos e deveres. Porém, muitos dos consumidores não sabem todos os benefícios que possuem. Para quem não conhece o órgão que protege o consumidor é PROCON (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor). Através deste programa é possível encontrar tudo o que o consumidor tem de direito ou não. As cidades possuem um PROCON dentro dela para que possa ficar mais fácil ao consumidor.

Um dos direitos que o consumidor tem é encontrando um produto vencido poderá ter outro gratuitamente pela empresa. Outro é quando você pede um aparelho pela internet e ele não vem, ai entra em ação o PROCON, que entra com uma ação contra a empresa a qual comprou o aparelho e depois disso é preciso esperar a audiência com o responsável pela empresa. Nestes casos é muito difícil o consumidor perder a ação; ele ganha o aparelho e ainda pode pedir pela indenização.

Um dos endereços eletrônicos que o consumidor pode encontrar informações é o Consumidor Brasil. A partir dele é possível encontrar maiores informações sobre isso e também ter dicas para que não caia nas armadilhas da internet.

Na parte de defesa do consumidor há muitas categorias as quais você pode navegar e ter mais informações: serviços educacionais, cartão de crédito, alimentos, taxas de juros, serviços de celular, endividamento, entre outros. É importante que o consumidor tenha dicas sobre o que pode ou não fazer, pois desta forma estará conhecendo as lojas que se encaixam no perfil ou que você já passou por algo tipo de constrangimento.

Atualmente, existem muitas operadoras de celular ou empresas que oferecem provedores para a internet que induzem as pessoas a fazerem planos sem precisar, nem ter necessidade e algumas vezes infelizmente até dizem que é obrigatório e é neste momento em que o consumidor acaba contratando o serviço sem haver a menor necessidade. Portanto, se você visualizar que está foi enganado não tenha medo e procure os seus direitos.