Melhorar o Desempenho nos Estudos


Melhorar o desempenho nos estudos não faz mal a ninguém. É preciso se concentrar na hora de começar os seus estudos, pois caso contrário nada que fizer adiantará. O melhor a fazer não é tentar melhorar o seu desempenho momentaneamente, mas sim criar novos hábitos, assim automaticamente será melhor. O primeiro passo é escolher um horário para estudar, de preferência aquele horário que se sinta melhor.

Dicas para Melhorar o Desempenho

  • Organize seu tempo. Organizar o seu tempo é o primeiro item e o mais importante. Ter marcado em anotações qual a matéria que estudará e qual o horário é excelente. Isso fará que comece a ter hábitos diferentes e siga. Desta forma o aluno sempre terá um horário reservado para os estudos e não estuda aleatoriamente.
  • Faça a lição de casa. Quando aprende uma nova matéria em sala de aula é preciso que estude em casa novamente este conteúdo, pois desta forma fixará muito melhor o que acabou de aprender.
  • Faça anotações durante a aula. As aulas são feitas para serem anotadas e ao final de cada uma perguntar ao professor qual é a dúvida que tem. Uma pessoa que tem dúvida e que não pergunta durante as aulas dificilmente entenderá o conteúdo ministrado.
  • Procure estudar em um lugar arejado e iluminado. O ambiente ajuda muito neste contexto, isso porque quando você tem um lugar mais escuro e com menos arejado não conseguirá fazer o cérebro associar que aquele momento é de estudar. O quarto é um ótimo exemplo disso, pois quando tem uma cama do seu lado o cérebro tende a optar pelo que mais lhe dá prazer, ou seja, dormir.
  • O ideal é que estude cada dia uma matéria. Quando há tempo e estudará mais que uma matéria comece pela mais difícil, pois quando você começar estudar a outra será mais fácil e um alívio para o seu cérebro. Existem pessoas que fazem o contrário.
  • Durma oito horas por dia. Para quem está estudando para um concurso ou um vestibular é preciso descansar a mente e isso só se aplica quando se tem oito horas de sono diárias.
  • É preciso medir o que come. Quando você come muito fica com preguiça. E quando não come não consegue ter concentração. Energéticos não ajudam porque a mente está no automático e não associará.